Home / CULTURA / Inspirados na arte de Picasso nasce a Trupe

Inspirados na arte de Picasso nasce a Trupe

No dia Internacional da Mulher, com encenação baseada em Guernica de Pablo Picasso, nasceu a Trupe InspirArte. A meta é despertar o potencial criativo para o ser, fazer, conhecer, conviver e compartilhar.
IMG_5475
A dramaturgia performática tem como principal característica a negação da estrutura dramática, não seguindo formas pré-estabelecidas e gerando novas configurações textuais e a proposição de diferentes modos de recepção. Baseia-se na intensificação da presença e do momento da ação, num acontecimento compartilhado entre artistas e espectadores.
 guernica_bg
 O pintor espanhol Pablo Picasso nasceu em Málaga, Espanha. No contexto da obra Guernica, a Espanha sofria com os horrores da Guerra Civil Espanhola e com da ditadura franquista. No dia 26 de Abril de 1937 a pequena aldeia de Guernica, com pouco mais de sete mil habitantes, foi atacada por toneladas de bombas incendiárias pelas forças nacionalistas que apoiavam o General Francisco Franco. O General atacou Guernica cruelmente, com o único intuito de promover a barbárie, pois aquela região da Espanha era desprovida de possíveis estratégias de guerra, tanto do lado dos republicanos quanto do exército franquista. Esse ataque foi considerado um dos piores da História, o símbolo da barbárie.
Pablo Picasso, ao saber das atrocidades ocorridas nesta cidade, revoltado, pintou o quadro Guernica em pouco tempo. A obra foi para Picasso uma forma de protesto contra a guerra civil espanhola e a ditadura franquista. O desejo do artista era despertar nas pessoas que apreciariam a pintura o repudio à guerra.
IMG_8240
Em 08 de março de 2016, a Trupe InspirArte fez sua primeira encenação no Teatro Banzeiros, depois no Porto Velho Shopping e no encerramento das atividades do Programa Mais Educação no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles. Começou o ano de 2017, com encenação a convite, no Siga Bem Caminhoneiro e novamente no palco do Teatro Banzeiros, quando da apresentação do novo organograma da Secretaria Municipal de Educação pelos gestores da pasta, Zenildo de Souza Santos e Marcus Aurélio Marques.
“Em breve, teremos nova encenação da Trupe InspirArte numa das obras de Cândido Portinari, diz Luciana Ferreira.”
Maiores informações:
Imprimir

About admin

Check Also

Não espanta que Gregório de Matos, o boca do inferno, tenha sido deportado para Angola

Gregório de Matos compunha com muita facilidade e seus poemas se tornavam muito populares, já …