Home / DESTAQUE / O que é propina?

O que é propina?

Propina, propineiro, propinoduto, propinocracia… Esse termo – e suas criativas derivações – aparece recorrentemente nos veículos de imprensa brasileiros. Você já deve ter reparado que a propina sempre vem com uma conotação muito negativa. De fato, no contexto político, recebê-la não é boa coisa. Mas acredite, já houve um dia em que oferecer uma propina não era problema.
Se você procurar no dicionário, pode se surpreender com o significado original de propina. Antigamente, o termo se referia apenas às gorjetas. Isso mesmo, aquele dinheirinho a mais que você se dispõe a pagar por um bom atendimento, seja no comércio, em hotéis, restaurantes e assim por diante: a gorjeta é uma propina. Estranho, não é mesmo? Até hoje, se você for a certos países de língua espanhola, poderá ficar confuso quando ouvir alguém dizer “gracias por la propina”.

Mas a palavra que antes servia apenas para se referir a essa pequena cortesia subverteu-se completamente com o tempo. Hoje, propina virou o termo informal preferido da imprensa para se referir ao famoso suborno. E o suborno, como você deve saber é a prática de oferecer e/ou entregar dinheiro ou qualquer outro tipo ilegal de gratificação (por isso o uso da palavra propina como gíria para suborno) para funcionário público, a fim de que ele faça algo que não deveria fazer, ou deixe de cumprir alguma de suas funções.

Fonte: Politize!

Imprimir

About Jefferson Rian

Check Also

Santos Dumont dividiu prêmio Deutsch entre seus mecânicos e auxiliares

Em 1893, com 19 anos, Alberto Santos Dumont foi à Paris, com o propósito de …