Home / DESTAQUE / o verbete prescrição vai de encontro à ideia de se eternizar algo ou alguma coisa

o verbete prescrição vai de encontro à ideia de se eternizar algo ou alguma coisa

     O verbo prescrever, no sentido comum, pode ter o significado de preceituar, fixar, limitar e determinar. Já no sentido jurídico, quer dizer ficar sem efeito um direito por ter decorrido certo prazo legal.
     Adotando-se o sentido jurídico, mais especificamente no campo penal, o transcurso do tempo pode ser entendido como a conveniência política de não ser mantida a persecução criminal contra o autor de uma infração ou de não ser executada a sanção em face de lapso temporal minuciosamente determinado pela norma.

A eternidade de uma sanção penal
Prometeu Acorrentado, Christian Griepenkerl

     Em essência, o verbete prescrição vai de encontro à idéia de se eternizar algo ou alguma coisa, ou seja, tem-se como noção básica a de limitar a resposta (direito) do Estado para aquele indivíduo que comete um delito.
Por outro lado, a imprescritibilidade é maneada pela noção de indefinitividade, ou melhor, a imprescritibilidade vai ao encontro da noção de eternidade.
Exemplificando: retrata-se na história mitológica da Grécia que existiu um herói chamado Prometeu, este foi quem roubou dos deuses o conhecimento para uso do fogo e o deu de presente para os homens. Contudo, Zeus ficou transtornado com o acontecimento e como medida retributiva acorrentou Prometeu nas montanhas dos Cáucasos, onde todas as noites uma Águia vinha e se alimentava do seu fígado, que era regenerado durante a madrugada para servir de alimento para a grande Águia no dia seguinte.
Logo, a substância do instituto da prescrição é de limitar a possibilidade de tornar eternamente possível a persecução penal ou uma possível sanção penal, não deixando o indivíduo em uma situação de constante insegurança perante o Estado sancionador.

Imprimir

About admin

Check Also

Samuel Costa

Quem é Samuel Costa?

Ser comunista para Samuel Costa é auscultar o coração da juventude na periferia da cidade …