Home / CULTURA / Chicão Santos é candidato a vereador sob n.º 40369

Chicão Santos é candidato a vereador sob n.º 40369

“Enquanto vereador pretendo optar pelo salário de professor para evidenciar o quanto é preciso valorizar os profissionais da Educação no Brasil. Temos proposituras focadas em melhorar a vida na cidade de Porto Velho, luta que travamos a mais de 42 anos em Rondônia.”

Chicão Santos é o palhaço Joaquim

Chicão Santos tem uma trajetória de 42 anos de luta por melhores dias para as artes cênicas na Amazônia.  Professor por profissão; Ator, Produtor e Diretor de Teatro por vocação e o Palhaço Joaquim por paixão. Chicão é um homem que suplanta a sua dor para fazer a criança sorri. Muitos sabem, Chicão não deixa nada abalar a sua performance enquanto palhaço para produzir sorrisos nas faces das crianças. Especialista em Educação/pós-graduado em gestão comunitária, pesquisador das artes cênicas e Diretor de audiovisual dos documentários: guariterêbenguela e Quilombola- veia negras do Guaporé. Chicão ocupa a cadeira 19 como membro da Academia Rondoniense de Letras, Artes e Ciência.
Fundador do Espaço Tapiri e O Imaginário, que atua em Porto Velho e Organizador do Festival Amazônia Encena na Rua, de diversas caravanas teatrais pela Amazônia e pelo Brasil.
Por sua articulação para a efetivação da legislação de Cultura no Estado, em especial da criação do Programa Estadual de Editais Públicos, Chicão Santos foi eleito, na IV Conferência Estadual de Cultura, Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural. 
Na área da Educação Estadual contribuiu na cultura escolar, com a implantação de Festivais de Música, Teatro e Dança e também colaborou na reativação dos Jogos Escolares do Estado de Rondônia, onde atuou por 6 edições realizando a Abertura Cultural, sempre com um grande espetáculo. Atuou por 6 anos, como professor do Ensino Especial, com oficinas de teatro, na Escola Professor Abmael Machado de Lima _ CENE.
Na Educação Municipal, implantou o programa Escola Aberta, abrindo as escolas nos finais de semana, para a prática de atividades formativas, oficinas nas áreas de cultura e esporte. Coordenou o curso de Pós-graduação e Extensão, pela Universidade Federal de Rondônia para 135 pessoas e profissionais dos programas Escola Aberta e Segundo Tempo. Colaborou na implantação do Mais Educação nas Escolas Municipais de Porto Velho.
Na área cultural, realizou várias caravanas pelos estados brasileiros, foi selecionado para duas edições do Festival Palco Giratório do DN do SESC, circulando em quase 100 cidades brasileiras. Foi selecionado por duas vezes pelo Programa Petrobras de circulação Nacional de espetáculos Teatrais, em quatro estados brasileiros (MA, PB, RR e AP), foi selecionado por duas vezes pelo Edital Rumos da Fundação Itaú Cultural para o desenvolvimento de pesquisas sobre temas amazônicos. Coleciona mais 25 de prêmios nacionais na área de fomento ao teatro brasileiro.
Organizador do maior festival de teatro de rua do Brasil, o Amazônia Encena na Rua, que chega a sua 12 edição. Projetou o nome de Porto Velho no cenário nacional do Teatro.
Já recepcionou mais de 60 por cento dos coletivos e grupos de teatro brasileiro, no espaço Tapiri, nos 15 anos de atividades continuadas.
É um dos principais membros fundadores do O Imaginário, um grupo com projeção nacional e internacional.
Articulador da Rede Teatro da Floresta e da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR.

Imprimir

About Jefferson Rian

Check Also

Quem é Maria Conceição Alves?

“A Educação como meta política sempre pautou minhas ações. Pretendo contribuir essencialmente na Câmara Municipal …