Home / CULTURA / A Loja Simbólica é o alicerce de toda a estrutura maçônica

A Loja Simbólica é o alicerce de toda a estrutura maçônica

O Templo Maçônico apresenta um conjunto de objetos simbólicos que são verdadeiras fontes de ensinamentos. Os símbolos desempenham papel predominante nos ensinamentos e cerimônias maçônicas.

O GALO

A figura de um galo é um símbolo que oferece muitas variações à interpretação filosófica. Antes de tudo sugere audácia e vigilância. Induz à meditação e lembra que um novo dia se aproxima. O postulante deve vigiar os seus defeitos corrigindo-os para se tornar digno da luminosa aurora que em pouco tempo irá desfrutar, quando conhecer a Luz da Verdade Maçônica.

Para os hermetistas o Galo representava o Mercúrio e este, reunido ao Sal e ao Enxofre, formava a tríade de princípios encontrados em todos os corpos. Quanto ao significado simbólico da audácia, sugerida pela figura do Galo, prende-se ao fato de que para os antigos ele a nada temia, nem mesmo ao leão. Arauto do Sol, era consagrado ao Deus Mercúrio a quem era atribuída a aurora e o nascer do Sol. Na Maçonaria, o Galo é o anunciante da Luz a quem é solenemente recebido. É o símbolo exotérico desta Luz.

Fonte: Barbosa Castro, Boanerges. Templo Maçônico e seu Simbolismo. Editora Aurora.

 

Imprimir

About Jefferson Ryan

Check Also

Em 1 ano de mandato, o Deputado Ribeiro já cumpriu todos os compromissos pactuados com a sua base eleitoral

O Deputado Ribeiro não é de muita fala. Ele é pragmático e conciliador. Media as …