Breaking News
Home / CULTURA / Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças viverão um dia em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças viverão um dia em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Martin Luther King foi o mais famoso líder do movimento dos Direitos Civis na América.

Em 1964, King tornou-se o mais jovem laureado com o prêmio Nobel da Paz por seu trabalho como um pacifista, promotor da nonviolence  e igualdade de tratamento para as diferentes raças.

Em 04 de abril de 1968, King foi assassinado em Memphis, Tennesee. In 1977, ele foi, postumamente, premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade por Jimmy Carter.

Em 20 de janeiro de 1986, foi firmado o Martin Luther King Day, o primeiro feriado federal nos Estados Unidos em sua homenagem. King é uma das três personalidades a receber tal distinção e o único que não foi Presidente. O que indica a sua extraordinária posição na história americana. Em 2004, King foi homenageado com a Congressional Gold Medal. Ele é frequentemente lembrado por sua responsabilidade pessoal na Paz Mundial.

O discurso público mais influente e conhecido de King é o “I HAVE A DREAM”, proferido nas escadarias do Lincoln Memorial, em Washington D.C, em 1963.                               

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos ex-escravos e os filhos dos ex-donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo o estado do Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças viverão um dia em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia, lá no Alabama com seus racistas malignos, com seu governador tendo os seus lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia, bem ali no Alabama, meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos.
Eu tenho um sonho hoje!
— Martin Luther King Jr.
Imprimir

About Jefferson Ryan

Check Also

Num universo vasto e misterioso, somos confrontados com perguntas que ecoam através dos séculos: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Por: Edson Jaworski, Venerável Mestre da ARGBLS Geraldo Lima n.º 24 Em meio às complexidades …