Home / CULTURA / O conceito do ‘Grande Arquiteto do Universo’ está além de qualquer credo religioso, respeitando toda a sua pluralidade

O conceito do ‘Grande Arquiteto do Universo’ está além de qualquer credo religioso, respeitando toda a sua pluralidade

A crença num ser supremo é ponto indiscutível, para que se possa ser iniciado na maçonaria, uma realidade filosófica mas não um ponto doutrinal.

Tomás de Aquino sustenta que existe um Grande Arquiteto do Universo, a Primeira Causa, e que este é Deus.

João Calvino, em seu Instituto da Religião Cristã (publicado em 1536), chama repetidamente o Deus cristão de “O Arquiteto do Universo”, também se referindo aos seus trabalhos como “Arquitetura de Universo”.

A crença num ser supremo é ponto indiscutível, para que se possa ser iniciado na maçonaria, uma realidade filosófica mas não um ponto doutrinal. Como é uma escola de filosofia, moral e bons costumes, e não sendo uma religião, a maçonaria não pretende concorrer com outras religiões. Permite aos seus iniciados a crença em qualquer uma das religiões existentes, exigindo apenas a crença num ser superior, criador de tudo e de todos, que o candidato já acreditasse antes mesmo de considerar a possibilidade de vir a ser um maçom.

Assim, ‘Grande Arquiteto do Universo’ ou ‘G.•.A.•.D.•.U.•.’ é uma designação maçônica para uma força superior, criadora de tudo o que existe. Com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, budistas, espíritas e outros, por exemplo, se reúnam numa mesma loja maçônica.

O Grande Arquiteto também pode ser uma metáfora aludindo à potencialidade divina de cada indivíduo. “(Deus)… Esse poder invisível que todos sabemos existir, mas entendida por muitos nomes diferentes, tais como Deus, o Espírito, o Ser Supremo, a Inteligência, Mente, Energia, Natureza e assim por diante.” Na Tradição Hermética (7), cada pessoa tem o potencial de tornar-se Deus, esta idéia ou conceito de Deus é percebido como interno e não externo. O Grande Arquiteto é também uma alusão ao universo criado observador. Nós criamos nossa própria realidade, por isso nós somos o arquiteto. Outra forma seria a de dizer que a mente é o construtor.

Fonte: maçonaria.net

Imprimir

About Jefferson Ryan

Check Also

Direito e Lei: Se procurarmos a palavra que mais frequentemente é associada a Direito, veremos aparecer a lei, começando pelo Inglês, em que law designa as duas coisas. Mas já deviam servir-nos de advertência, contra esta confusão.

Direito e lei, em outras Línguas, são indicados por termos distintos: Jus e Lex (latim), …