O “Tronco de Solidariedade” é uma prática tradicional dentro das lojas maçônicas que visa promover a caridade e o auxílio mútuo entre os membros da Maçonaria. Trata-se de um fundo coletivo, gerido de maneira simbólica e solidária, para amparar os irmãos maçons e suas famílias em momentos de necessidade, como doenças, dificuldades financeiras, funerais e outras adversidades. Esse fundo é alimentado por contribuições voluntárias dos membros da loja, sendo, muitas vezes, simbolizado por uma caixa ou recipiente onde as doações são feitas durante as reuniões.
A ideia central do Tronco de Solidariedade é exemplificar o princípio maçônico da fraternidade, onde os irmãos devem se apoiar mutuamente e agir em prol do bem-estar de todos. O conceito também está profundamente ligado aos valores maçônicos de caridade, humanidade e compromisso com o próximo. É uma forma de promover a união entre os membros e garantir que ninguém enfrente dificuldades sem o suporte da comunidade maçônica.
O “Tronco de Solidariedade” representa o alicerce que permite a união, a cooperação e a ajuda mútua. Esse conceito transmite a ideia de que a Solidariedade deve ser cultivada e fortalecida e possibilita o crescimento de ações e iniciativas que beneficiam a todos, assim como o tronco é a parte central e vital que distribui nutrientes para os ramos e folhas da árvore.
Em outras palavras, a Solidariedade é o elemento que conecta e sustenta as pessoas, promovendo a cooperação e o apoio mútuo, gerando uma rede de amparo e cuidado coletivo.
Home / BIODIVERSIDADE / O “Tronco de Solidariedade” simboliza a base forte e firme que conecta as pessoas como um tronco de uma árvore que sustenta os galhos e é essencial para o crescimento e a estabilidade da planta.
Check Also
Família, Juventude e Caridade: o novo tempo da ARGBLS Suprema Razão n.º 25
João Batista Alves e Shirlene Queiroz Rocha fortalecem vínculos familiares, juventude maçônica e ações sociais …