Home / DESTAQUE / Crianças do Orgulho do Madeira compartilham o pouco que têm

Crianças do Orgulho do Madeira compartilham o pouco que têm

Em meio a desafios sociais, crianças demonstram generosidade e aprendem xadrez como ferramenta de transformação

No residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, a realidade de muitas crianças é marcada por dificuldades. No entanto, um episódio recente destacou um valor essencial que, apesar das adversidades, permanece vivo: a solidariedade.

Durante uma visita à comunidade, um menino de aproximadamente sete anos chegou ao local carregando uma marmita e uma garrafa de água. Ao colocá-los sobre uma mesa, teve a garrafa subitamente tomada por outra criança, que correu. Sem hesitar, ele tentou recuperar sua água, mas logo desistiu. O menino que pegou a garrafa bebeu um pouco e, ao ouvir um pedido para dividir, cedeu metade do que tinha. Logo depois, outro garoto pediu um gole, e mesmo diante da escassez, recebeu a garrafa. Esse simples gesto mostrou que, mesmo nas condições mais adversas, a empatia e o compartilhamento são valores presentes entre essas crianças.

Além desse episódio de generosidade, a comunidade teve um momento de aprendizado com a prática do xadrez. Duas crianças, Isabelle Barroso e João, participaram da “batalha dos peões”, uma dinâmica para ensinar os movimentos básicos do jogo. Isabelle venceu a disputa e recebeu uma medalha. João, em um novo desafio, também foi premiado. O xadrez, que ensina estratégia e paciência, provou ser uma ferramenta de transformação e inclusão.

A visita ao Orgulho do Madeira reforçou a necessidade de mais ações públicas para apoiar essa comunidade. Iniciativas que incentivem o aprendizado, o esporte e a cultura podem proporcionar melhores oportunidades para essas crianças, que, mesmo em meio às dificuldades, continuam acreditando e praticando a solidariedade no dia a dia.
Afinal, pelo que lutamos? Pela vida. E é enfrentando os desafios diários que podemos proporcionar um futuro melhor para essa nova geração.

Imprimir

About Jefferson Ryan

Check Also

Bilionário lança o “America Party” para combater o que chama de corrupção institucional e rombo fiscal promovido pelo Congresso

“Não vamos mudar o jogo pedindo licença — vamos jogar para vencer com as regras …