Home / DESTAQUE / “o Governador Cel. Marcos Rocha nos confiou a missão, enquanto Secretário de Estado da Educação, de melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio e ampliar a Rede de Ensino Militar e a oferta de Educação Profissional em Rondônia.”

“o Governador Cel. Marcos Rocha nos confiou a missão, enquanto Secretário de Estado da Educação, de melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio e ampliar a Rede de Ensino Militar e a oferta de Educação Profissional em Rondônia.”

Suamy Vivecananda é Professor, graduado em História, especialista em Administração, Gestão e Supervisão Escolar. Ministrou aulas  nas EEEFM Manaus,  Major Guapindaia, Instituto Carmela Dutra e Joao Bento da Costa; nesta implantou com alguns professores o Terceirão na Escola Pública.

A Gestão de Suamy na SEDUC implantou ações similares às do Projeto Terceirão nas grandes escolas do Estado e introduziu pela primeira vez plataformas digitais de ensino para facilitar o trabalho dos educadores.

Como fruto destas ações, nossos alunos dos 3º anos alcançaram pela primeira vez nota 980 nas redações do ENEM em 2019.

O Estado aderiu à implantação nacional de Escolas Cívicos Militares – ECIM, e implantou 3 dessas unidades e em breve lançará a quarta.

Quando recebeu a SEDUC havia 06 Colégios Tiradentes da Polícia Militar – CTPM’s e ao sair deixou o dobro +1. Além de 2 Colégios de Bombeiros Militar – CBM. Detalhe: as escolas de disciplina militar foram instaladas em locais de vulnerabilidade e drogadição, buscando combater essas situações.

Quanto à Educação Profissional, o estado por 36 anos patinou sem conseguir avançar nessa demanda. Alterado o orçamento do Estado para fortalecer essa oferta. Em 2021, o Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional ofertou pela primeira vez 9 mil vagas para estudantes.

Imprimir

About Jefferson Rian

Check Also

O comandante no timão por + 4 anos em Rondônia

Bolsonaro influenciou a decisão da maioria dos eleitores a votar no Coronel Marcos Rocha no …