Home / DESTAQUE / Secretários com formação acadêmica robusta e experiência administrativa

Secretários com formação acadêmica robusta e experiência administrativa

O prefeito Léo Moraes faz um movimento estratégico de grande visão ao nomear Vinícius Miguel, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), e Aleksander Palitot, para a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEMDESTUR). Esses dois, com formação acadêmica robusta e experiência significativa, representam uma verdadeira força-tarefa para o município. Juntos, eles têm o potencial de transformar a cidade, captando recursos de alto vulto e trazendo investimentos essenciais para o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda.

Vinícius Miguel, doutor em Ciência Política pela UFRGS, é uma referência na área de governança e gestão pública. Sua visão estratégica será crucial para liderar a SEMA em direção ao desenvolvimento sustentável, aproveitando as oportunidades de financiamento e parcerias para implementar políticas eficazes de preservação ambiental e fortalecimento de projetos sustentáveis. Aleksander Palitot, historiador  com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR, é um profissional com uma visão integradora de turismo, economia e meio ambiente. Sua experiência como ex-vereador e sua formação acadêmica o capacitam a liderar a SEMDESTUR com foco na criação de um ambiente propício ao fomento do turismo, do comércio e da indústria, essenciais para o desenvolvimento econômico da cidade.

O alinhamento entre as secretarias SEMA e SEMDESTUR, sob a liderança desses dois profissionais, representa uma parceria estratégica que vai além da administração local. Eles poderão acessar, de forma conjunta, recursos como os do Fundo Amazônia, que são fundamentais para financiar projetos que integrem a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico local. Juntos, serão capazes de elaborar e executar iniciativas que coloquem o município na vanguarda do desenvolvimento sustentável, conectando a conservação da natureza com o fortalecimento da economia regional.

Além disso, o prefeito Léo Moraes acertou em cheio ao formar uma equipe estratégica ao lado de Antônio José Prata de Sousa, um gestor financeiro de grande renome, com vasta experiência em convênios e captação de recursos. Desde 2010, atuando na Prefeitura de Porto Velho, Prata foi peça-chave em diversas pastas, como na Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão, e na Secretário Geral de Governo. Agora, à frente da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (SEMESC), ele será um aliado crucial na captação e gestão dos recursos necessários para impulsionar as iniciativas das secretarias de Vinícius e Palitot.

Juntos, esses três nomes representam uma aliança de peso no tabuleiro político, com uma combinação única de visão técnica e política, experiência administrativa e habilidade em captação de recursos. A cidade está prestes a vivenciar uma nova era de desenvolvimento, com políticas públicas eficazes e integradas, que alavanquem o bem-estar social e econômico, ao mesmo tempo em que preservam a nossa rica biodiversidade. O futuro do município é promissor, com lideranças preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Imprimir

About Jefferson Ryan

Check Also

Bilionário lança o “America Party” para combater o que chama de corrupção institucional e rombo fiscal promovido pelo Congresso

“Não vamos mudar o jogo pedindo licença — vamos jogar para vencer com as regras …