Home / MEIO AMBIENTE / PARCERIAS – Prefeito determina estudos de PPPs para administração de áreas verdes

PARCERIAS – Prefeito determina estudos de PPPs para administração de áreas verdes

Quem se interessar por um parque, terá, obrigatoriamente, de assumir também uma praça em algum bairro

A manutenção e os cuidados com os parques e áreas verdes da cidade poderão ser repassados à iniciativa privada muito em breve. Para isso o prefeito dr Hildon Chaves determinou ao secretário municipal do Meio Ambiente, Robson Damasceno, a realização de estudos a respeito da celebração de parcerias público privadas (PPPs) com empresas interessadas em assumir a gestão desses espaços públicos.

Por volta do meio dia de domingo (15) o prefeito e o secretário Robson Damasceno visitaram o Parque da Cidade, construído por meio de compensação ambiental pelos investidores do Shopping Porto Velho, onde constataram a situação de abandono do ambiente.

Embora receba em média 500 pessoas por dia, a maioria para a prática de caminhadas e exercícios físicos, o local reflete só o abandono. Lixos acumulados, banheiros depredados, grades de proteção quebradas e a grande distorção: um parque que já tem quatro anos e praticamente não abriga árvores em número que corresponda aos objetivos do local, além de uma desconfortável pista de caminhada cuja base é formada de pedra brita. Paralelamente aos estudos, dr Hildon determinou ações imediatas para limpeza do lixo e plantio de árvores.

De acordo com o prefeito, o empresário que se interessar pela parceria, dependendo da unidade, poderá explorar publicidade, restaurante, lanchonete, arvorismo e outras possibilidades. Deverão fazer parte do programa, além do Parque da Cidade o Parque Circuito, Parque Natural (antigo Parque Ecológico) e o Skate Parque.

Dr Hildon fez, contudo, uma observação a respeito de condicionante que pretende como compensação ambiental. A cada parque de maior movimento que for repassado à iniciativa privada, o novo responsável pela gestão e manutenção também deverá, obrigatoriamente, assumir outra praça ou área verde em bairros mais afastados do centro.

Texto e fotos Comdecom

Imprimir

About admin